Este livro é resultado de uma disciplina intitulada A canção popular como provocação aos estudos literários que ministrei durante a pandemia, mais especificamente entre 2020 e 2021, na Pós-graduação em Literatura da Universidade Federal de Santa Catarina, onde atuo desde 1996. Não é à toa que será possível aos leitores e leitoras perceberem como os capítulos respondem a um corpus teórico comum que foi aquele que propus como docente. E o fiz porque Tatit, Cavarero, Nancy, Zumthor, Bosi, Paz, Antomarini e outros produziram textos que me auxiliaram a teorizar a articulação entre poemas, vozes e canções.Em meio às diversas esferas em que se move o arcabouço teórico está a afirmação de que a voz enquanto ressonância e materialidade está presente tanto no poema quanto na canção, embora estes sejam radicalmente distintos em função dos elementos musicais que compõem a última, para além da palavra. Música e vocalidade desafiam os estudos literários de forma tal que levaram aos textos do presente livro em que diferentes objetos são estudados com base na provocação proposta.