O ensino religioso, aberto para o reconhecimento do sentido da vida e da fraternidade universal, por todos os homens e mulheres de qualquer idade ou cultura, independentemente da religião a que pertençam, precisa começar na infância. A escola é, sem dúvida, o lugar apropriado a essa iniciação para o convívio numa sociedade pluralista como a nossa.Por meio de textos significativos, propõe, o desenvolvimento do pensamento infantil, objetivando sucessivamente levar a criança (I) a compreender a felicidade de ser uma pessoa e de poder relacionar-se com Deus e com outras pessoas, (II) a experimentar a alegria de ter o próprio lugar no mundo e de conviver, colaborar, respeitar e ser importante para Deus e para os outros, (III) a perceber o que há de profundo na natureza e na vida, descobrindo o que há de comum na crença das religiões, o mistério da vida, que não se pode explicar, a não ser pela ação de Deus, (IV) a preparar-se assim para se sentir participante de um mundo pluralista, em que a aceitação das diferenças é fundamental para a soma de valores e de atitudes que construam uma sociedade mais justa e feliz.