A morte de Guy Brousseau em fevereiro de 2024 mergulhou a comunidade da didática da matemática no luto, privando-a de um de seus fundadores históricos. Supondo que um homem possa alcançar uma forma de imortalidade através de sua descendência intelectual, Brousseau certamente realizou esse ideal, pois a fertilidade de seu pensamento continua a marcar a didática contemporânea. Esta obra, além de uma homenagem a Guy Brousseau, destaca essa fertilidade por meio dos múltiplos prolongamentos, reapropriações e reflexões que ela continua a suscitar. Uma das marcas do gênio de Brousseau é ter colocado no coração da empresa didática o questionamento do conhecimento através da criação de modelos didáticos. Em sua abordagem, a modelagem do conhecimento a ser questionado é equipada pelo conceito de situação fundamental. Isso é revolucionário, pois evidencia o quanto os fenômenos de ensino estão intimamente ligados à natureza do conhecimento e à sua interação com o sistema educacional como um todo - como atesta a noção de obstáculo. Reunindo 14 contribuições de pesquisadores de vários continentes, a obra não busca nem a unidade fictícia nem o fechamento de um sistema: pelo contrário, visa testemunhar a atualidade viva da teoria das situações em toda a sua diversidade.