TERRITÓRIO E IDENTIDADE DOS GUARANI MBYA DO ESPÍRITO SANTO (1967-2006)

SKU 136088
TERRITÓRIO E IDENTIDADE DOS GUARANI MBYA DO ESPÍRITO SANTO (1967-2006)

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9788544437407 Páginas: 218Edição: 1 - 0Origem: NACIONALEncadernação: BROCHURADimensões: 16 x 23 x 1.4ISBN: 9788544437407
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    • 1
      Autor
      TEAO, KALNA MARETO Indisponível
    • 2
      Editora
      EDITORA CRV Indisponível
    • 3
      Páginas
      218 Indisponível
    • 4
      Edição
      1 - 0 Indisponível
    • 5
      Origem
      NACIONAL Indisponível
    • 6
      Encadernação
      BROCHURA Indisponível
    • 7
      Dimensões
      16 x 23 x 1.4 Indisponível
    • 8
      ISBN
      9788544437407 Indisponível
    • 9
      Situação
      Fora de Catálogo Indisponível
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Este livro tem por objetivo analisar a história, o território e a construção identitária dos povos Tupinikim e Guarani Mbya do Espírito Santo durante o processo de luta pela terra (1967-2006). Esses índios, ao reelaborarem suas identidades étnicas, constroem suas histórias em processos distintos, por meio da atualização de seus mitos, ritos, narrativas, memórias, objetos, locais e pessoas. A construção do território guarani é realizada por meio dos deslocamentos (oguata porã), e é também por meio desses deslocamentos que os Guarani Mbya constroem suas histórias e suas identidades sociais. O território guarani é físico, porque esses índios buscam espaços possíveis, com condições ambientais específicas, para a construção das aldeias. O território guarani é imaginado, porque os Mbya, ao realizarem os deslocamentos, estão construindo um território para além das fronteiras físicas estabelecidas pelo Estado nacional, pois trata-se de um território construído por meio desses deslocamentos e pelas relações de casamentos, de parentesco, de busca de sementes, de rituais. Os Guarani Mbya buscam se apropriar de espaços como escolas, universidades, assembleias indígenas e museus para afirmarem sua identidade étnica, na qual os índios compartilham o sentimento de pertencimento étnico diante de contextos históricos de transformação política. Compreendemos os povos indígenas como protagonistas de suas histórias regionais e como produtores de um conhecimento que propõe reflexões sobre a história do Brasil. Este trabalho se ancora em fontes escritas - documentais, informativas e teóricas - e em fontes orais, entre as quais se destacam os depoimentos indígenas

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