O Teorema de Pitágoras é frequentemente apresentadocomo uma descoberta de Pitágoras nos livros didáticos daEducação Básica. No entanto, os historiadores hoje questionamessa visão e sugerem que as práticas da Escola Pitagóricaestavam mais relacionadas à aritmética do que à geometria.Por outro lado, nos Elementos de Euclides, o Teorema possui umaabordagem puramente geométrica com um propósito bem diferentedo contexto escolar. Este livro parte de uma análise críticade como o Teorema de Pitágoras é abordado em livros do PNLDde 2018 e 2020 - fruto da pesquisa de nosso grupo CHEMat -para, em seguida, revisitar as práticas históricas na Grécia Antiga.A obra propõe duas oficinas: uma inspirada na Escola Pitagóricae outra nos Elementos de Euclides, utilizando somente materiaismanipuláveis acessíveis, como tampinhas de plástico, régua ecompasso. Destinado a educadores, estudantes de licenciaturae pesquisadores, o livro oferece um exemplo concreto de comoa integração entre história e ensino pode ser feita nas aulas deMatemática, de modo a desenvolver uma nova perspectiva sobrea própria Matemática e o seu ensino.