TURISMO & CAPITAL

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9788547330064
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    • 1
      Autor
      MARTONI, RODRIGO MEIRA Indisponível
    • 2
      Editora
      APPRIS EDITORA E LIVRARIA LTDA Indisponível
    • 3
      Páginas
      397 Indisponível
    • 4
      Edição
      1 - 2019 Indisponível
    • 5
      Ano
      2019 Indisponível
    • 6
      Origem
      NACIONAL Indisponível
    • 7
      Encadernação
      BROCHURA Indisponível
    • 8
      Dimensões
      16 x 23 x 2.5 Indisponível
    • 9
      ISBN
      9788547330064 Indisponível
    • 10
      Situação
      Sob Encomenda Indisponível
    • 11
      Data de lançamento
      05/08/2019 Indisponível
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A obra que Rodrigo Meira Martoni consagra à teoria crítica do turismo constitui uma grande honra para os que se dedicam à pesquisa e à reflexão. Além disso, ela é para mim uma fonte de emoção e de esperança, porque aparece exatamente 21 anos depois da dissertação que apresentei em 1998 e que introduzia a questão do método como um problema central para uma epistemologia do turismo. Falar do turismo como uma teoria social, elevando-o a um objeto de conhecimento, constitui uma autêntica provocação que pode apresentar-se em cenários intelectuais diversos, cuja unidade sobre seu aporte de cientificidade, no entanto, ainda não foi estabelecida. Ao ouvir a palavra "turismo", há quem se sinta tomado por desdém quanto a sua reflexão e teorização, fato que leva à adesão a uma posição "reificada" ou promove a ilusão de que a realidade é somente o percentual quantificável ou experimentado pelo "eu". Assim, o turismo reduz-se à reprodução das práticas expressas pela gestão dos destinos, planejamento de produtos, criação de roteiros, políticas de ocupação de espaços, estudos de oferta e demanda e relatos de experiências inusitadas de turistas em lugares exóticos. A obra em tela é um exercício intelectual de superação e de desmistificação do turismo como objeto desenraizado da materialidade social. Na construção de uma trilha de superação das análises positivistas, o autor, na perspectiva materialista-histórica-dialética, apresenta sua tese compreendendo o turismo "como importante controlador social ou uma espécie de instrumento de restrição à liberdade". Ao ser absorvido como mercadoria, reduz-se a um processo de compra e venda, em uma dinâmica na qual as próprias necessidades humanas acabam situadas em segundo plano no conjunto das relações sociais. O prosseguimento da análise atualiza, com muita competência, a importância de outra ética nas relações de produção sob o prisma da justiça, a qual seria formada a partir das contradições e dos antagonismos próprios à "ética" capitalista, e não pura e simplesmente pelas ideias. Nesse sentido, o autor expõe e questiona as formas de exploração do trabalho no setor pelo capital e aponta suas diferentes expressões e implicações sociais e espaciais. Assim como a ética individualista trata as questões que formam o espaço apropriado pelo turismo, maximizando a lógica do capital enquanto relação social - como força objetiva e racional de e para uma classe que domina -, tal processo invade subjetividades, via alienação, e acaba por d

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