UNIVERSIDADE "NOVA": UMA ANÁLISE A PARTIR DA QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL DOS ESTUDANTES

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    • 1
      Autor
      OLIVEIRA, RAFAEL BASTOS COSTA DE Indisponível
    • 2
      Editora
      APPRIS EDITORA E LIVRARIA LTDA Indisponível
    • 3
      Páginas
      367 Indisponível
    • 4
      Edição
      1 - 2020 Indisponível
    • 5
      Ano
      2020 Indisponível
    • 6
      Origem
      NACIONAL Indisponível
    • 7
      Encadernação
      BROCHURA Indisponível
    • 8
      Dimensões
      16 x 23 x 2.3 Indisponível
    • 9
      ISBN
      9786558205555 Indisponível
    • 10
      Situação
      Sob Encomenda Indisponível
    • 11
      Data de lançamento
      19/11/2020 Indisponível
Qtde.
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A elaboração deste livro deu-se após o autor acompanhar o processo de reforma universitária construída até então pelo presidente Lula, em meados de 2004. Naquele contexto, a reforma estava voltada para organizar aspectos mais político-administrativos (tais como as parcerias público-privadas) e pedagógicos. Em abril de 2007 foi lançado o Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais brasileiras (Reuni). O governo federal sistematizou uma proposta que deu um novo tom à reforma. Este pesquisador acompanhou o surgimento desse movimento, quando, ainda no final de 2006, emergiu uma proposta chamada de Universidade Nova, tendo a Universidade Federal da Bahia grande protagonismo nessas ações. Logo, este livro articula as mediações desse processo e a consolidação do Reuni até 2012. O objeto investigativo é a proposta de qualificação profissional presente no Reuni e as mediações dessa política nas representações simbólicas na trajetória dos estudantes da UFBA, do curso de Bacharelado Interdisciplinar em Saúde (BIS). A partir do referencial materialista histórico dialético, foi analisada esta proposta de qualificação profissional uma vez que é uma das mais complexas do Reuni, por conseguinte, o entendimento dessas mediações é central. O Reuni foi um programa contraditório em que demandas históricas, como a reestruturação das universidades e contratação de novos docentes, foram contempladas parcialmente. Isso é um legado de suma importância do programa, contudo outros pontos, como os parâmetros teórico-metodológicos, demonstraram-se frágeis. A hipótese central do estudo indica que a estrutura do curso de Bacharelado Interdisciplinar em Saúde da UFBA não contempla o conceito de qualificação profissional como relação social, cuja relevância social e política foi construída historicamente pela classe trabalhadora. Isso se manifesta nas representações simbólicas dos discentes desse curso, em especial na dicotomia entre seus anseios e as possibilidades de atuação profissional. Voltar a atenção, em dias atuais, para as políticas públicas de educação superior da última década no Brasil é um exercício de suma importância, sobretudo após ter decorrido pouco mais de um ano de governo de Jair Bolsonaro, em que a tônica para essa área vem sendo o corte recorrente de verbas para pesquisa, o aprofundamento das privatizações (com o lançamento do Programa Future-se).

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