Produzida por uma equipe de pesquisadores(as) e docentes da área de Português como Língua Adicional e de acolhimento, com a participação de migrantes refugiados(as), a coleção Vamos Juntos(as)! Curso de Português como Língua de Acolhimento reúne, demodo inovador, uma série de características cruciais para a estruturação de políticas linguísticas de ensino de português a migrantes e refugiados: - Contribuir para a inserção dos(as) estudantes no Brasil, tendo em vista suas principais necessidadesde uso do português; - Favorece um trabalho de politização dos(as) alunos(as), familiarizando-os(as) com seus direitos no Brasil; - Valoriza suas culturas e seus saberes, encorajando o uso das línguas que integram seus repertórios; - Propõe um trabalho transversal de educação para a diversidade; - É orientado pela pedagogia multinível, permitindo o trabalho com os níveis Elementar, Básico e Intermediário; Apresenta uma organização e progressão flexíveis, para que estudantes e docentes possam adaptar o material conforme suas necessidades e seus interesses específicos. Este Livro do(a) aluno(a) é complementado por um Livro de Autoestudos, com atividades que favorecem a consolidação e ampliação de aspectos trabalhados nas unidades da presenteobra.