SumárioDe imagens quebradas a vidas ameaçadas - Apresentação, 9Parte I - Que vidas ameaçadas?, 251 Educação pública ameaçada. Seus docentes-educadores ameaçados. Por quê?, 272 Vidas ameaçadas? De quem?, 333 Que vidas mais ameaçadas, de que coletivos sociais?, 454 Coletivos criminalizados por lutar por políticas afirmativas das diferenças, 59Parte II - Que ameaças? De quem? Por quê?, 751 Crianças que sabem-se ameaçadas e por quem, 772 Ameaçar vidas ameaça o direito à vida, 813 Vidas não vivíveis porque não reconhecidas vidas de humanos, 894 Vidas não protegidas para a segurança de outras vidas que exigem proteção, 1005 A pobreza ameaça vidas, 106Parte III - Que exigências-respostas éticas, 1191 Violência moral ameaçadora de vidas, 1212 O drama ético chega às escolas, à EJA. Outra ética docente-educadora?, 1283 O valor da vida em crise: que exigências éticas por recuperar o valor da vida?, 1354 Afirmar, defender o valor da vida humana, 1445 As mães "órfãs" de filhos que o Estado levou, 1526 Aprender das mães a ética de proteger as vidas ameaçadas dos filhos, 1557 Corpos precarizados que interpelam nossa ética profissional, 1628 A função ética da Pedagogia: reconhecer que toda vida merece ser vivida, 1759 Tempos de um anti-humanismo político, ético, pedagógico?, 18810 Reafirmar identidades afirmativas da educação, dos educandos-educadores, 20511 Vida precária, vida passível de luto, 21612 Tomar partido em defesa do direito a vidas humanas, 22213 Por que exigências-respostas éticas da educação, da docência?, 23114 Vidas ameaçadas que exigem justiça e ética, 240Referências, 251