A CIDADE QUE NASCEU DOS TRILHOS

SKU 198025
A CIDADE QUE NASCEU DOS TRILHOS

A CIDADE QUE NASCEU DOS TRILHOS

SKU 198025
9786589814030
R$ 65,00
R$ 55,25
1 x de R$ 55,25 sem juros no Cartão
1 x de R$ 55,25 sem juros no Boleto
    • 1
      Autor
      KASTER, JAIME Indisponível
    • 2
      Editora
      EDUEL - CAMPUS UNIVERSITÁRIO Indisponível
    • 3
      Páginas
      252 Indisponível
    • 4
      Edição
      1 - 2021 Indisponível
    • 5
      Ano
      2021 Indisponível
    • 6
      Origem
      NACIONAL Indisponível
    • 7
      Encadernação
      BROCHURA Indisponível
    • 8
      Dimensões
      16 x 23 x 2 Indisponível
    • 9
      ISBN
      9786589814030 Indisponível
    • 10
      Situação
      Sob Encomenda Indisponível
Qtde.
- +
R$ 65,00
R$ 55,25
Quantidade

Produto Indisponível

Avise-me quando chegar

Cartão

1 x sem juros de R$ 55,25 no Cartão

Consulte frete e prazo de entrega

Não sabe o CEP?
A chegada dos trilhos da Estrada de Ferro São Paulo-Paraná rasgando as matas do Norte do Paraná e alcançando a barranca do Rio Tibagi, no início da década de 1930, mexeu com a paisagem da região. A partir de 1935, quando a linha finalmente chegou a Londrina e foi seguindo rumo ao oeste, houve forte onda de migração e uma implantação em série de povoados e de núcleos urbanos.Um deles foi Ibiporã, cidade fundada em 1936, conhecida originalmente como "Terreno Jacutinga", área concedida pelo Governo do Estado ao engenheiro Francisco Beltrão, planejada e colonizada por seu irmão, Alexandre Gutierrez Beltrão, que consistia em uma faixa de terras entre a margem esquerda do Tibagi e o limite da área adquirida pela Companhia de Terras Norte do Paraná (CTNP).Nesta obra, que traz fotografias históricas, documentos e as memórias de 28 pioneiros que vivenciaram os primeiros anos de Ibiporã, o autor foca a construção e a importância da linha férrea e identifica a estação como ponto de partida para o início do povoamento urbano. Também destaca o fato de ela ter se tornado um "lugar de pertencimento" para os moradores mais antigos, seguindo uma linha do tempo com o período áureo do transporte ferroviário na cidade, entre 1936 e 1960.O livrotraz ainda alguns dados pouco (ou não) divulgados, como a resistência dos índios à construção da ferrovia e documentos do acervo particular da Colonizadora Beltrão, os quais atestam o trabalho de Alexandre Beltrão nessa região entre 1925 e 1928, portanto antes da chegada da caravana da CTNP a Londrina, em 1929.

Avaliar produto

Preencha seus dados, avalie e clique no botão Avaliar Produto.
Muito Ruim Ruim Bom Muito Bom Excelente

Produtos que você já viu

Você ainda não visualizou nenhum produto

Termos Buscados

Você ainda não realizou nenhuma busca