A CONDIÇÃO DOCENTE NA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS

SKU 284096
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    • 1
      Autor
      JOÃO VALDIR ALVES DE: DINIZ-PEREIRA, JÚLIO EMÍLIO Indisponível
    • 2
      Editora
      APPRIS EDITORA E LIVRARIA LTDA Indisponível
    • 3
      Páginas
      315 Indisponível
    • 4
      Edição
      1 - 2025 Indisponível
    • 5
      Ano
      2025 Indisponível
    • 6
      Origem
      NACIONAL Indisponível
    • 7
      Encadernação
      BROCHURA Indisponível
    • 8
      Dimensões
      16 x 23 x 2 Indisponível
    • 9
      ISBN
      9786525076744 Indisponível
    • 10
      Situação
      Pré-Venda Indisponível
    • 11
      Data de lançamento
      05/06/2025 Indisponível
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Este livro resulta de um estudo coletivo coordenado pelo Grupo de Pesquisas sobre Profissão Docente (Prodoc) ao longo de cinco anos de trabalho. O principal propósito da obra, caracterizada como estado do conhecimento, foi analisar uma década de produção acadêmica (2008-2018) sobre a condição docente da Rede Estadual de Educação de Minas Gerais (REE-MG) e sistematizar, a partir daí, o que sabemos e o que não sabemos sobre essa temática no estado.Criado em 1997, o Prodoc reúne pesquisadoras/es de várias instituições universitárias e de redes da educação básica do estado de Minas Gerais e de outras unidades da federação. Desde a criação do grupo, tínhamos clareza de que a "profissão docente" - expressão que deu origem à sigla Prodoc - era o grande "guarda-chuva" sob o qual estariam diferentes dimensões da docência, como a formação, o trabalho, as identidades, os saberes, as práticas e todos os demais elementos que caracterizam objetiva e subjetivamente o trabalho das/os profissionais do ensino.Nesta "meta-pesquisa", partimos do pressuposto de que o conceito de condição docente tem grande potencial para assumir um significado integrador dessas diversas dimensões que fazem parte da profissão docente e podem, portanto, trazer importantes elementos explicativos tanto para o modo como a docência é atualmente praticada quanto para a baixa atratividade que a carreira exerce sobre as jovens gerações. Mais do que chamar a atenção para os graves problemas vividos no cotidiano do trabalho docente, as conclusões da pesquisa advertem para o grave risco de esvaziamento da educação pública como promessa de emancipação sociocultural, política e econômica.

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