Este livro resulta de um estudo coletivo coordenado pelo Grupo de Pesquisas sobre Profissão Docente (Prodoc) ao longo de cinco anos de trabalho. O principal propósito da obra, caracterizada como estado do conhecimento, foi analisar uma década de produção acadêmica (2008-2018) sobre a condição docente da Rede Estadual de Educação de Minas Gerais (REE-MG) e sistematizar, a partir daí, o que sabemos e o que não sabemos sobre essa temática no estado.Criado em 1997, o Prodoc reúne pesquisadoras/es de várias instituições universitárias e de redes da educação básica do estado de Minas Gerais e de outras unidades da federação. Desde a criação do grupo, tínhamos clareza de que a "profissão docente" - expressão que deu origem à sigla Prodoc - era o grande "guarda-chuva" sob o qual estariam diferentes dimensões da docência, como a formação, o trabalho, as identidades, os saberes, as práticas e todos os demais elementos que caracterizam objetiva e subjetivamente o trabalho das/os profissionais do ensino.Nesta "meta-pesquisa", partimos do pressuposto de que o conceito de condição docente tem grande potencial para assumir um significado integrador dessas diversas dimensões que fazem parte da profissão docente e podem, portanto, trazer importantes elementos explicativos tanto para o modo como a docência é atualmente praticada quanto para a baixa atratividade que a carreira exerce sobre as jovens gerações. Mais do que chamar a atenção para os graves problemas vividos no cotidiano do trabalho docente, as conclusões da pesquisa advertem para o grave risco de esvaziamento da educação pública como promessa de emancipação sociocultural, política e econômica.