O objetivo do livro é analisar a proposta e as condições de funcionamento da Escola do Estabelecimento Rural. Com este desígnio, foi formulada metodologicamente uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo documental e exploratória, com estratégia de investigação bibliográfica e histórica por meio das análises de documentos e matérias de jornais da época. Neste sentido, o espaço temporal definido para o estudo está entre os anos de 1871 a 1888. As fontes de pesquisas foram: Arquivo Público do Estado do Piauí, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e hemeroteca da Biblioteca Nacional. Essa investigação está inserida na epistemologia da nova história que postula uma ampliação dos enfoques, quando busca trazer para a historiografia a trajetória da vida dos negros escravizados, uma parcela da população que sofreu e ainda sofre a invisibilização da sua cultura e história. Demonstra a importância de trazer à luz fatos significativos que foram ignorados pelo filtro da história tradicional. Assim, faz uma leitura da história local e regional através dos documentos pesquisados, compreendidos no domínio da história dos marginalizados.