A ÉTICA TECENDO A CULTURA E O CONHECIMENTO

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    • 1
      Autor
      CASTRO, ALEXSANDRA MOREIRA DE Indisponível
    • 2
      Editora
      APPRIS EDITORA E LIVRARIA LTDA Indisponível
    • 3
      Páginas
      244 Indisponível
    • 4
      Edição
      1 - 2023 Indisponível
    • 5
      Ano
      2023 Indisponível
    • 6
      Origem
      NACIONAL Indisponível
    • 7
      Encadernação
      BROCHURA Indisponível
    • 8
      Dimensões
      16 x 23 x 1.4 Indisponível
    • 9
      ISBN
      9786525028927 Indisponível
    • 10
      Situação
      Sob Encomenda Indisponível
    • 11
      Data de lançamento
      02/03/2023 Indisponível
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A Ética tecendo a cultura e o conhecimento é fruto das reflexões de uma pedagoga que também é formada em Direito. Ou será fruto de uma bacharel em Direito que é pedagoga? Sem dúvida, essas duas formações acadêmicas conferem à obra característica textual autoral ímpar, imprimindo identidade à escrita, que ultrapassa o "juridiquês" e o "eduquês". Envolta em dilemas próprios e alheios, que envolvem os valores que regem a vida em sociedade, a autora discorre sobre a Ética - que não é mais um tema exclusivo da Filosofia - como uma espécie de fio que costura uma abordagem teórica no campo da Educação, uma análise de como é a sua presença em cursos de graduação e como se manifesta na cultura que sustenta a literatura brasileira. Seu objetivo é mais do que responder se existe um espaço institucional para a Ética nos cursos de Pedagogia, é dialogar sobre a ideia de que, se a Humanidade está desorientada, não é porque existe uma crise ética, mas uma crise da Ética. Assim, inicialmente, procura refletir sobre alguns vocábulos e sobre quais seriam as habilidades necessárias para a formação do/a pedagogo/a, vez que a Educação estendeu o seu campo para a formação humana e, consequentemente, para a formação ética. Em seguida, uma revisão da literatura é contemplada, traçando um caminho metodológico para compreender a função da Educação frente aos desafios modernos - essencialismo, identidade, sexualidade, Direitos Humanos, gênero e raça. Desenvolve, então, uma reflexão acerca da Ética utilitarista e da Ética deontológica, de qual projeto de sociedade deve ser adotado e o papel da Educação e da Ética nesse contexto, com considerações acerca desses conceitos em um projeto transformador de pensamentos, que perpassa pelas humanidades. Esta obra também analisa a presença ou a ausência da disciplina Ética na matriz curricular dos cursos de Pedagogia, investigando os sites das instituições de ensino superior a fim de verificar ementas e planejamentos pedagógicos. Há um detalhamento sobre o curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (FaE/UEMG), apresentando uma pesquisa realizada com as alunas e os alunos do oitavo período, acompanhada de uma análise dos dados. E, encerrando o livro, sugere-se um debate sobre a questão das fronteiras do pensamento, colocando a Educação em diálogo com vários/as autores/as, dos muitos ramos do conhecimento, mediado por ensinamentos presentes em o Sítio do Picapau Amarelo, de Monteiro Lobato. Em outras pal

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