O estado do conhecimento, além de apresentar o estado corrente das pesquisas em determinada área e campo científico, é uma via para refletir e compreender as tensões e desafios inerentes à pesquisa científica, mas também os obstáculos para o reconhecimento e validação da ciência produzida e construída no sul global ao, por meio da análise das publicações, valorizar o conhecimento já produzido e avançar no reconhecimento das lacunas existentes, que são oportunidades para novas pesquisas e para o fortalecimento da ciência no sul global e posicionamento de pesquisadores e instituições desses contextos como produtores de conhecimento científico, desenvolvendo, por que não, a autoridade científica no e do Global Sul. Os textos publicados neste livro bem demonstram a produção de educação em contextos emergentes, nesse caso podendo ser classificados como Global Sul. É uma rica produção analisando, através da metodologia do Estado do Conhecimento, os objetos de pesquisa representantes do campo científico de uma área de conhecimento com expansão acentuada e com produção em crescente número de artigos obedecendo aos ditames avaliativos de interferências internacionais e de políticas nacionais.