A HISTÓRIA DO INSTITUTO DE ARTES DA UDF: UMA EXPERIÊNCIA MODERNISTA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE ARTES (1935-1939)

SKU 222621
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    • 1
      Autor
      PERES, JOSÉ ROBERTO PEREIRA Indisponível
    • 2
      Editora
      APPRIS EDITORA E LIVRARIA LTDA Indisponível
    • 3
      Páginas
      269 Indisponível
    • 4
      Edição
      1 - 2022 Indisponível
    • 5
      Ano
      2022 Indisponível
    • 6
      Origem
      NACIONAL Indisponível
    • 7
      Encadernação
      BROCHURA Indisponível
    • 8
      Dimensões
      16 x 23 x 2 Indisponível
    • 9
      ISBN
      9786525029832 Indisponível
    • 10
      Situação
      Sob Encomenda Indisponível
    • 11
      Data de lançamento
      27/07/2022 Indisponível
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O livro A História do Instituto de Artes da UDF: uma experiência modernista de formação de professores de Artes (1935-1939), de José Roberto Peres, proporciona uma viagem fantástica por histórias sobre o Instituto de Artes da Universidade do Distrito Federal, instituição criada na década de 1930 por Anísio Teixeira, que se propunha a formar professores para o ensino secundário com uma nova perspectiva educacional, que intencionava construir uma sociedade mais democrática, em que todos tivessem mais acesso às artes em sua escolarização.O autor investigou diversos arquivos e identificou documentos inéditos - cartas, fotografias, pinturas, atas e relatórios que levarão o leitor a uma compreensão dos desafios enfrentados por personalidades da arte modernista brasileira, como Candido Portinari, Mário de Andrade, Alberto da Veiga Guignard, Georgina de Albuquerque e Sílvia Meyer, para instituir a formação de professores de Artes em nível superior, divulgar ideias modernistas por meio da cultura artística escolar e manter em funcionamento o Instituto de Artes e a universidade, atacados por forças conservadoras que desejavam sua extinção.O presente livro é uma leitura fundamental para todos que acreditam no potencial do ensino de Artes e que defendem sua permanência na escola básica. As investigações que desvelaram pistas desse lugar de memória poderão inspirar e subsidiar debates sobre a importância do ensino de Artes em nossas escolas.

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