A LIBERDADE NA EDUCAÇÃO E A FORMA DA PERSONALIDADE

SKU 122052
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9786586992144
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    • 1
      Autor
      BERGE, ANDRÉ Indisponível
    • 2
      Editora
      LICEU (CD) Indisponível
    • 3
      Páginas
      116 Indisponível
    • 4
      Edição
      1 - 2020 Indisponível
    • 5
      Ano
      2020 Indisponível
    • 6
      Origem
      NACIONAL Indisponível
    • 7
      Encadernação
      BROCHURA Indisponível
    • 8
      Dimensões
      14 x 21 x 0.8 Indisponível
    • 9
      ISBN
      9786586992144 Indisponível
    • 10
      Situação
      Sob Encomenda Indisponível
    • 11
      Data de lançamento
      26/10/2020 Indisponível
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O aprendizado da liberdade consiste em procurar a unidade profunda da personalidade, respeitando-a, isto é, sem que seja em detrimento de sua riqueza. Se a educação nova é liberal, não é tanto na medida em que deixa a criança fazer "tudo o que lhe agrada" (no sentido que comumente se entende), mas, antes, na medida em que leva em conta a natureza e as necessidades da criança e a ajuda a satisfazer essas últimas, sem discordar de suas próprias exigências e das exigências sociais elementares. É livre aquele que tem a possibilidade de ficar de acordo consigo mesmo e de se desenvolver segundo as leis de seu desenvolvimento. Assim entendida, a liberdade toma-se não somente sinônimo de equilíbrio, mas ainda de Felicidade, de expansão natural e de eficácia. Deste ponto de vista, quase não nos parece possível discutir sobre a oportunidade da liberdade na educação, porque uma educação digna deste nome visa dar ao indivíduo, a cada instante, o máximo de valor e, por conseguinte, de liberdade. Eventualmente é necessário tomar cuidado para não confundir "liberdades" e "liberdade". Em geral tomam-se "liberdades" para satisfazer desejo momentâneo, enquanto a liberdade resulta da satisfação de necessidades profundas. Nada evocaria melhor a noção de verdadeira liberdade do que a respiração de ar puro a plenos pulmões ao sol. Sem dúvida, a expansão da caixa torácica tem limites precisos, mas que não são ressentidos como tais porque correspondem exatamente às necessidades. É esta correspondência que importa e não o recuo indefinido e inútil de fronteiras que nunca serão transpostas.

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