Os capítulos compilados neste livro visibilizam o modo como o Projeto de Extensão "A linguagem vai à escola" tem lidado com a linguagem e suas especificidades, que abrangem a história e a sociedade, debatendo questões que interferem na leitura, escrita e interpretação, e refletindo sobre a língua, a escolarização, as práticas avaliativas, os arfefatos tecnológicos, a autoria, a inclusão, a memória, a mídia e a arte. O desenvolvimento deste projeto e de suas oficinas levantou discussões que tocama educação básica e a pós-graduação, abrindo espaço para a partilha de experiências de ensino e de pesquisa em torno de práticas que têm na linguagem e seu funcionamento o seu foco. A partir da Análise de Discurso, como perspectiva teórica, este trabalho produziu deslocamentos no modo de compreender a linguagem na sua relação com a sociedade; a linguagem em movimento na história; a linguagem em sua incompletude e opacidade; a linguagem em diferentes áreas do conhecimento; a linguagem na relação com a subjetividade; ou seja, na relação com o sujeito, com a história e com a ideologia.