A coletânea intitulada A queixa escolar na perspectiva históricocultural: da educação infantil ao ensino superior traz resultados de estudos e pesquisas relacionadas ao processo de escolarização e à queixa escolar em todos os níveis de ensino, isto é, da educação infantil ao ensino superior, numa interface entre Psicologia e educação, a partir dos preceitos teóricos da Psicologia HistóricoCultural. Destacase que esta perspectiva teórica compreende o desenvolvimento humano como resultante de condições históricosociais e empreende uma leitura crítica acerca dos problemas que perpassam o processo de escolarização, buscando contribuir para a elaboração de reflexões e compreensões que possibilitam fazer a contraposição às concepções individualistas, que partem de um viés biologicista e patologizante do desenvolvimento humano, e que culminam na culpabilização de alunos. Com esta obra, vemos aberta a possibilidade de vislumbrarmos uma forma de compreensão e análise das queixas escolares para além do aluno, de forma a não o responsabilizar por todos os obstáculos no processo de escolarização. Dessa forma, o desenvolvimento de pesquisas e publicações sobre esta temática se justifica pela necessidade de refletir sobre a educação que vem se materializando, a qual nem sempre tem se firmado em prol da apropriação do conhecimento e de mediações que oportunizem o pleno desenvolvimento humano.