A QUEIXA ESCOLAR NA PERSPECTIVA HISTÓRICOCULTURAL: DA EDUCAÇÃO INFANTIL AO ENSINO SUPERIOR

SKU 137886
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    • 1
      Autor
      ZÁIRA FÁTIMA DE REZENDE GONZALEZ: NEGREIROS, FAUSTON Indisponível
    • 2
      Editora
      EDITORA CRV Indisponível
    • 3
      Páginas
      214 Indisponível
    • 4
      Edição
      1 - 2020 Indisponível
    • 5
      Ano
      2020 Indisponível
    • 6
      Origem
      NACIONAL Indisponível
    • 7
      Encadernação
      BROCHURA Indisponível
    • 8
      Dimensões
      16 x 23 x 2.4 Indisponível
    • 9
      ISBN
      9786555781458 Indisponível
    • 10
      Situação
      Fora de Catálogo Indisponível
    • 11
      Data de lançamento
      08/07/2020 Indisponível
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A coletânea intitulada A queixa escolar na perspectiva históricocultural: da educação infantil ao ensino superior traz resultados de estudos e pesquisas relacionadas ao processo de escolarização e à queixa escolar em todos os níveis de ensino, isto é, da educação infantil ao ensino superior, numa interface entre Psicologia e educação, a partir dos preceitos teóricos da Psicologia HistóricoCultural. Destacase que esta perspectiva teórica compreende o desenvolvimento humano como resultante de condições históricosociais e empreende uma leitura crítica acerca dos problemas que perpassam o processo de escolarização, buscando contribuir para a elaboração de reflexões e compreensões que possibilitam fazer a contraposição às concepções individualistas, que partem de um viés biologicista e patologizante do desenvolvimento humano, e que culminam na culpabilização de alunos. Com esta obra, vemos aberta a possibilidade de vislumbrarmos uma forma de compreensão e análise das queixas escolares para além do aluno, de forma a não o responsabilizar por todos os obstáculos no processo de escolarização. Dessa forma, o desenvolvimento de pesquisas e publicações sobre esta temática se justifica pela necessidade de refletir sobre a educação que vem se materializando, a qual nem sempre tem se firmado em prol da apropriação do conhecimento e de mediações que oportunizem o pleno desenvolvimento humano.

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