O AUTOR DESTA OBRA TEM POR OBJETIVO ANALISAR A RELAÇÃO ENTRE ANTROPOLOGIA E TEOLOGIA EM PERSPECTIVA LIBERTADORA. JUSTIFICA-SE ESTE OBJETIVO O FATO DE QUE A ARTICULAÇÃO ENTRE ANTROPOLOGIA E TEOLOGIA, COM FUNDAMENTAÇÃO FILOSÓFICA, ELABORADA POR KARL RAHNER TORNOU-SE UMA DAS GRANDES ESTEIRAS DE RENOVAÇÃO DA TEOLOGIA CONTEMPORÂNEA, SERVINDO INCLUSIVE COMO BASE FUNDAMENTAL PARA A ELABORAÇÃO DA TEOLOGIA DA LIBERTAÇÃO FORMULADA ORIGINARIAMENTE NA AMÉRICA LATINA. DESTE MODO, O COMPLEXO TEOLÓGICO LIBERTADOR CONSOLIDOU-SE UNINDO A FÉ POSITIVA, CONSIDERADA A ARCHÉ DA TEOLOGIA, E LOCUS DOS POBRES, CONSIDERADO O LUGAR OU PROPRIAMENTE A REALIDADE REAL DE ONDE SE FAZ TEOLOGIA, TENDO NA FILOSOFIA E NAS CIÊNCIAS ÔNTICAS, AS SUAS INSTÂNCIAS CIENTÍFICAS DEMEDIAÇÃO PARA COMPREENDER A REALIDADE HUMANA EM QUE A FÉ REVELADA SE SITUA, SE DESENVOLVE E SE CONSOLIDA HISTORICAMENTE. PARA ATINGIR ESTE OBJETIVO, O TRABALHO ESTÁ ESTRUTURADO EM CINCO CAPÍTULOS, CUJO NÚCLEO DE UNIDADE É A RELAÇÃO ENTRE ANTROPOLOGIAE TEOLOGIA EM PERSPECTIVA LIBERTADORA CONCEBIDA À LUZ DE CINCO AUTORES: JUAN LUIS SEGUNDO, GUSTAVO GUTIÉRREZ, ENRIQUE DUSSEL, JUAN CARLOS SCANNONE E IGNACIO ELLACURÍA. DESTE MODO, ESSA RELAÇÃO É ANALISADA EPISTEMOLOGICAMENTE, CONCEBIDA TEOLOGICAMENTE A PARTIR DA REVELAÇÃO, DA CATEGORIA ALTERIDADE, DA ARTICULAÇÃO ENTRE EXPERIÊNCIA RELIGIOSA E SABEDORIA POPULAR E DA REALIDADE REAL DOS POBRES QUE CONSTITUEM A CATEGORIA POVO CRUCIFICADO. ENFIM, ESPERA-SE QUE ESTE TRABALHO CONTRIBUA À CONCEPÇÃO DE QUE A RELAÇÃO ENTRE ANTROPOLOGIA E TEOLOGIA EM PERSPECTIVA LIBERTADORA É TANTO UMA ANTROPOLOGIA TEOLÓGICA QUANTO UM MODO CONTEMPORÂNEO DE FAZER TEOLOGIA DESDE OS POBRES, QUE CONSTITUEM O LOCUS FUNDAMENTAL PARA A REVELAÇÃO DE DEUS NA HISTÓRIA E EM TODA A CRIAÇÃO.