ALEGORIA BENJAMINIANA E ALEGORIAS PROIBIDAS NO SAMBÓDROMO CARIOCA O CRISTO MENDIGO E A CARNAVALÍSSIMA TRINDADE - VOL. 112

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    • 1
      Autor
      Fátima Costa de Lima Indisponível
    • 2
      Editora
      HUCITEC Indisponível
    • 3
      Páginas
      276 Indisponível
    • 4
      Edição
      1 - 0 Indisponível
    • 5
      Origem
      NACIONAL Indisponível
    • 6
      Encadernação
      BROCHURA Indisponível
    • 7
      Dimensões
      21 x 1 x 14 Indisponível
    • 8
      ISBN
      9788584042753 Indisponível
    • 9
      Situação
      Sob Encomenda Indisponível
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A teoria da alegoria que o filósofo crítico Walter Benjamin elabora em Origem do Drama Trágico Alemão é o horizonte teórico e conceitual de uma pesquisa assumidamente esotérica sobre alegorias carnavalescas que foram proibidas de desfilar no sambódromo carioca. Envereda pela teoria crítica da sociedade para, de um ponto e vista crítico da teoria e da história da arte, refletir sobre o Cristo Mendigo, abre-alas do desfile Ratos e Urubus, larguem a minha fantasia!, assinado por Joãosinho Trinta na Beija-Flor de Nilópolis, em 1989. O diálogo entre esta e outras cenografias carnavalescas conforma a "carnavalíssima trindade" e gera contradições e correspondências entre alegoria e censura, sambódromo e barracão, história e crítica, arte e política.Ao ser atravessada pelo conceito de "alegoria" de Walter Benjamin, esta investigação sobre a cenografia de escolas de samba do carnaval carioca resultou em uma série de reflexões críticas sobre alegorias carnavalescas que desafiaram o Estado e a Igreja, as normas do carnaval e as leis da sociedade brasileira. Proibidas de desfilar nos concursos promovidos pela LIESA na Passarela do Samba Professor Darcy Ribeiro, as alegorias abriram um espaço de reflexão sobre a arte carnavalesca, exposto neste livro em episódios de debate sobre experiências carnavalescas e imagens de pensamento.

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