A experiência estética, é iniciada por meio do sentir, infelizmente, está sendo cada vez menos refinada em razão do frenesi em que vivemos na sociedade atual, a qual vive cada vez mais conectada com seus aparelhos celulares e ao movimento caótico dasrotinas urbanas. A experiência estética da qual falamos é capaz de evocar no ser humano as suas mais diversas potencialidades. Ela pode ser experimentada tanto apreciando o oceano em sua magnitude quanto numa obra de arte de Van Gogh. Nesse estudo, elegemos as artes, em suas diferentes expressões, para possibilitar a sua manifestação.Mas qual é a relação entre experiência estética, arte e sujeitos com altas habilidades/superdotação (AH/SD)? Embora esses estudantes sejam sujeitos de direitoàs adequações pedagógicas no ambiente inclusivo, que visem o seu pleno desenvolvimento, incluindo a área socioemocional, no interior das escolas ainda percebemos que eles permanecem no subsolo da educação inclusiva, desde o processo de identificaçãoaté à adequação de práticas pedagógicas com um olhar holístico. Nesse sentido, o presente estudo intentou investigar as implicações do elemento estético, a partir da arte, na relação afetiva de alunos superdotados com a escola do ensino regular. Osresultados obtidos são discutidos à luz da teoria Histórico-Cultural de Vigotski.