ARQUIVIDA - DO SENCIENTE E DO SENTIDO

SKU NA5542
ARQUIVIDA - DO SENCIENTE E DO SENTIDO

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9788573214444 Páginas: 96Edição: 1 - 2014Ano: 2014Origem: NACIONALEncadernação: BROCHURADimensões: 13.5 x 20.5 x 1ISBN: 9788573214444
R$ 65,00
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    • 1
      Autor
      NANCY, JEAN-LUC Indisponível
    • 2
      Editora
      ILUMINURAS Indisponível
    • 3
      Páginas
      96 Indisponível
    • 4
      Edição
      1 - 2014 Indisponível
    • 5
      Ano
      2014 Indisponível
    • 6
      Origem
      NACIONAL Indisponível
    • 7
      Encadernação
      BROCHURA Indisponível
    • 8
      Dimensões
      13.5 x 20.5 x 1 Indisponível
    • 9
      ISBN
      9788573214444 Indisponível
    • 10
      Situação
      Disponível Indisponível
    • 11
      Data de lançamento
      04/11/2014 Indisponível
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Jean-Luc Nancy é um filósofo sutil, que ao invés de confrontar a tradição para justificar uma posição "própria", encontra nessa mesma tradição elementos que a relativizam, liberando nela pistas para o presente. É o que acontece nos quatro textos aqui reunidos, e que abordam domínios tão diversos como a tecnologia, a divindade, o toque, a democracia.Que o leitor não se deixe enganar por essa aparente dispersão, já que uma questão tão simples quanto aguda volta na pluma do autor - a saber, o que significa essa partícula com, à qual Heidegger, pela primeira vez na história da filosofia, deu um estatuto filosófico maior. O que faz com que ela não indique uma mera justaposição de coisas ou pessoas, mas faça sentido, faça mundo? E como assegurar um tal mundo sem impor-lhe desde cima qualquer unidade teológica, política, tecnológica, cuidando para que a vizinhança entre coisas e pessoas e máquinas ao mesmo tempo assegure uma circulação dos sentidos, sem abolir as distâncias e a separação?No último ensaio, dedicado à política, isso fica claro, ali onde a democracia só pode ser pensada como ser-com, justa-posição, dis-posição, a partir de uma tópica existencial que permite a circulação de sentido. O com não é apenas indício de igualdade, mas sobretudo de compartilhamento e circulação de sentido. É assim que se pode redefinir o povo, não como entidade política, mas como realidade antropológica ou ontológica, onde o sentido, ao mesmo tempo que circula, se interrompe, é suspenso, reaberto, tornado infinito, comunicado, singularíssimo.Assim, a ilimitação que o autor encontra no mundo contemporâneo, com a proliferação de objetos e finalidades, construções e destruições, não é apenas signo de niilismo. Se tal errância prescinde da hipótese de um Designer inteligente, ela não nos dispensa de uma exigência redobrada em acompanhar o sentido dessa errância de sentido.O leitor encontrará neste livro pistas para uma leitura de nosso presente, sem recurso a doutrinas prontas ou totalizantes. Ao repensar o estatuto do sujeito como "exposto ao fora", ao outro, ao toque do outro, o autor  retoma a relação à alteridade como definição primordial do sujeito. Talvez seja a partir desse ponto  - o "poder de ser afetado" - que o esboço de uma outra ética pode ser vislumbrada, nas condições do ecossistema atual.                 &

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