Santo Tomás de Aquino, unanimemente considerado o teólogo maior da santa Igreja, recebeu por isso os títulos "Doutor Universal", "Doutor Angélico" e "Doutor Comum". Todavia, mesmo diante de sua assombrosa capacidade de produção teológica, sua genialidade filosófica não diminui, nem deixa de se impor aos espíritos sedentos por sabedoria. Sua originalidade e grandeza, porém, são amplamente desconhecidas no confuso mundo de hoje. As 24 Teses Tomistas são a obra ideal para se conhecer os postulados principais da genuína Filosofia Tomista. De fato, assim como reconhecem Maritain e Gilson, a filosofia de Santo Tomás lhe pertence, é originalmente sua, por isso mesmo se denomina "tomismo": não é justo nem exato chamá-la "aristotélico-tomista". Ainda que o Aquinate tenha se servido dos materiais de Aristóteles, ele a tal ponto afinou e mesmo reestruturou o pensamento do Estagirita - introduzindo conceitos como o da criação de todas as coisas por Deus, o da temporalidade da matéria-prima, o dopróprio ser, etc., levando o que eram esboços a uma arte-final irretocável -, que, verdadeiramente, construiu por suas forças todo um outro edifício filosófico. A qualidade principal da filosofia de Santo Tomás é ser realista. O Tomismo parte da realidade das coisas como são, não de ideias imaginadas. Sua origem está na percepção sensível do mundo: daí é que retira, a partir de uma prodigiosa abstração do intelecto, um admirável e imenso universo de teses consequentes e harmônicas entre si. O Papa Leão XIII, em sua Aeterni Patris, disse: "O Doutor Angélico buscou as conclusões filosóficas nas razões principais das coisas, que têm grandíssima extensão e conservam em seu seio o germe de quase infinitas verdades, para serem desenvolvidas em tempo oportuno e com abundantíssimo fruto pelos mestres dos tempos posteriores".O realismo tomista fixa os pés no chão para evitar a tentação dos devaneios das filosofias que partem da negação do espiritual e reduzem tudo à materialidade. Todavia, ainda que negue essas filosofias imanentes, não deixa de assumir elementos de verdade contidos em alguma destas. Portanto, é uma filosofia também essencialmente crítica. O Tomismo, em resumo, é a filosofia do ser e da verdade, mas étambém e especialmente a Filosofia de Cristo e, por consequência, a Filosofia da Igreja. Evidentemente o Cristo não formulou um sistema filosófico nem operou neste mundo à maneira dos filósofos; ainda assim, a sua mensagem religiosa oferece, implicit