AS HUMANIDADES POMBALINAS NO BRASIL-COLÔNIA: O ENSINO DE LÍNGUA LATINA E A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA PROFISSÃO DOCENTE

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    • 1
      Autor
      BARBOSA, SARA ROGÉRIA SANTOS Indisponível
    • 2
      Editora
      APPRIS EDITORA E LIVRARIA LTDA Indisponível
    • 3
      Páginas
      229 Indisponível
    • 4
      Edição
      1 - 2018 Indisponível
    • 5
      Ano
      2018 Indisponível
    • 6
      Origem
      NACIONAL Indisponível
    • 7
      Encadernação
      BROCHURA Indisponível
    • 8
      Dimensões
      14.8 x 21 x 1.4 Indisponível
    • 9
      ISBN
      9788547310639 Indisponível
    • 10
      Situação
      Esgotado Indisponível
    • 11
      Data de lançamento
      09/03/2018 Indisponível
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Este livro analisa, a partir das Reformas Pombalinas da Instrução Pública, principalmente o Alvará Régio de 28 de junho de 1759, como se deu o ensino de Língua Latina, observando até que ponto tais reformas impulsionaram o desenvolvimento desse ensino no Brasil. Associado a isso, analisa também a institucionalização da profissão docente, levando em consideração o fato de que naquele momento teve início a conformação da atividade docente submetida ao Estado, sendo ele seu provedor legal. Ambos os objetos não puderam ser dissociados, posto que, para o exercício do primeiro - ensino de Latim - era necessária a licença adquirida por meio da aprovação em concurso público instituído quando o Estado Português passou a controlar a educação. Já o segundo - a institucionalização da profissão docente - foi analisado a partir da citada legislação e de sua efetivação percebida nas correspondências trocadas entre o Diretor Geral dos Estudos e seus subordinados. O recorte estabelecido para a análise das leis vai de 1759 até 1771, período correspondente à Reforma dos Estudos Menores e à extinção do cargo de Diretor Geral desses mesmos estudos. Em 1772 foi promulgado o alvará de reformulação dos Estudos Menores com abertura de escolas em todos os domínios portugueses, dando início à segunda fase das reformas.

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