O livro A Leitura Literária: Práticas de Leitura nas Aulas de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental reúne 10 textos produzidos por egressos do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) e seus orientadores e coorientadores, da Universidade do Estado da Bahia, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná e da Universidade Estadual de Feira de Santana.São resultados de pesquisas de intervenção pedagógica, com foco na formação leitora centrada no uso do texto literário em sala de aula, na Educação Básica. [.] Ao longo de dez anos de existência do PROFLETRAS, nota-se um número significativo de pesquisas envolvendo práticas de leituras do texto literário as quais podem ser replicadas nas escolas, como é possível observar nos textos publicados neste livro. São iniciativas de professores que ousaram superar os livros didáticos, ou os programas institucionais de apoio à leitura, apresentando aos alunos alternativas de releituras dos clássicos e de leituras de escritoras e escritores que não são citados nas historiografias literárias e, muitas vezes, não são encontrados nas bibliotecas, mas se relacionam, de um modo peculiar, com a escola e o cotidiano dos estudantes. [.] Os textos apresentados neste livro ressignificam a presença daliteratura no cotidiano escolar, superando uma visão eurocentrada de literatura como sinônimo de texto escrito, pois trazem à tona a literatura produzida nas periferias, nas pequenas cidades, na zona rural e nas comunidades remanescentes de quilombos.Trata-se de um modo de pensar a literatura de forma mais democrática e inclusiva, valorizando as identidades locais, colocando no centro do debate temas e autores que, de algum modo, ficaram fora da escola.