AVALIAR AS ESCOLAS ESTADUAIS DE SÃO PAULO PARA QUE?: UMA ANÁLISE DO USO DOS RESULTADOS DO SARESP 2000

SKU M35661
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    • 1
      Autor
      MACHADO, CRISTIANE Indisponível
    • 2
      Editora
      EDITORA CRV Indisponível
    • 3
      Páginas
      222 Indisponível
    • 4
      Edição
      1 - 0 Indisponível
    • 5
      Origem
      NACIONAL Indisponível
    • 6
      Encadernação
      BROCHURA Indisponível
    • 7
      Dimensões
      15 x 21 x 1.4 Indisponível
    • 8
      ISBN
      9788562480645 Indisponível
    • 9
      Situação
      Fora de Catálogo Indisponível
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Este livro analisa a utilização dos resultados do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo - SARESP, do ano de 2000, como instrumento para direcionar as ações no nível das Diretorias de Ensino, visando à melhoria da qualidade do ensino público. A partir da referência à reforma do papel do Estado, à política educacional em São Paulo e à avaliação educacional, mais especificamente à avaliação de sistemas de ensino, detalhamos e aprofundamos a análise sobre o contexto de implantação e as principais características do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo - SARESP, assim como sobre a utilização dos resultados da avaliação de 2000 pelas Diretorias de Ensino. Defendemos a tese de que, embora o SARESP tenha possibilidade de ser um instrumento para direcionar ações e políticas visando construir a qualidade do ensino nas escolas públicas estaduais, por estar alicerçado nos testes de rendimento dos alunos, tem sido utilizado muito mais para dar visibilidade a esses resultados por escolas, estabelecendo um ranking que gera a comparação entre elas. Essa política faz parte de um movimento mundial de reformas educativas que buscam qualificar o ensino público com a criação de mecanismos que objetivam a competição entre as escolas. Ao fazer essa opção, essa política deixa de possibilitar que as escolas e as Diretorias de Ensino possam refletir sobre as condições nas quais os rendimentos dos alunos são alcançados e propor iniciativas, ações e alternativas que viabilizem a construção de uma escola pública de qualidade.

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