Com linguagem direta e clara o autor apresenta um diagnóstico do passado e do presente da aviação brasileira. O objetivo do livro não é uma crítica velada do passado e muito menos do momento atual. O autor sugere saídas técnicas focadas no choque degestão profissional para o sistema brasileiro de aviação civil como um todo. No trabalho de pesquisa, o autor apresenta e analisa os pontos principais das crises: Transbrasil, Vasp, Varig, acidentes no Brasil (Gol 1907), problemas DAC, início da ANAC, controladores de vôo e o contingenciamento de verbas do Departamento de Controle do Espaço Aéreo pelo Comando da Aeronáutica. Ingredientes picantes para o quadro caótico do Sistema Brasileiro de Aviação Civil. Em resumo, foram várias crises somadasque levaram o país ao famoso "apagão aéreo". Sobre o Autor O Piloto Joaquim Gonçalves de Farias Neto é Coordenador e Professor da Universidade Veiga de Almeida, nos cursos de Pós-Graduação, Graduação e Extensão de Gestão de Processos Tecnológicos ERP / DBA Oracle e PPP- Parceria Público-Privada. O Ex-Capitão Aviador foi formado pela Academia da Força Aérea com base no Instituto Tecnológico da Aeronáutica - ITA, estudou economia na Universidade Cândido Mendes e é Pós-graduado em tecnologia da Informação - TI e e-business. Voando como instrutor e piloto comercial, o autor possui mais de 10 mil horas na classe de INSPAC DAC (7 anos), VASP(10 anos), FAB(18 anos) e helicópteros(5 anos). Na área de tecnologia da informação, foi consultor sêniore analista de projetos de negócios - PMI em finanças, controladoria, utilidades e projetos. Como especialista em licitação pública, foi diretor de várias agências de viagens, cargas e empresas multinacionais de TI (parceiras SAP/Oracle). Atualmente trabalha na INFRAERO como assessor da Diretoria Comercial. O comandante Joaquim tem mais de 33 anos na aviação brasileira.