CICATRIZ DE MARILYN MONROE, A

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9788573213720
R$ 59,00
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    • 1
      Autor
      CONTADOR BORGES, LUIS AUGUSTO Indisponível
    • 2
      Editora
      ILUMINURAS Indisponível
    • 3
      Páginas
      96 Indisponível
    • 4
      Edição
      1 - 2021 Indisponível
    • 5
      Ano
      2021 Indisponível
    • 6
      Origem
      NACIONAL Indisponível
    • 7
      Encadernação
      BROCHURA Indisponível
    • 8
      Dimensões
      14 x 19 x 3 Indisponível
    • 9
      ISBN
      9788573213720 Indisponível
    • 10
      Situação
      Esgotado Indisponível
    • 11
      Data de lançamento
      01/07/2021 Indisponível
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O OLHAR DO FOTÓGRAFO,O OLHAR DO POETA  Nascida Norma Jeane, Marilyn Monroe tinha lampejos como: "Pri­meiro preciso convencer a mim mesma de que sou uma pessoa. Depois talvez me convença de que sou uma atriz".  É imediato associar tal inquie­tação à ironia de um Álvaro de Campos: "Conheceram-me logo por quem não era e não desmenti e perdi-me", ou à de um Bernardo Soares: "Sonhar é muito mais prá­tico que viver".  Fernando Pessoa é talvez quem esteja mais à mão, mas poderíamos pensar em vários outros poe­tas, artistas e pensadores com os quais Marilyn dialoga, de Nietzsche a Deleuze, todos empenhados em esta­be­lecer o limite entre norma e exceção, verdade e mentira - a vertiginosa perquirição da identidade em crise.  Tal é o entrecho do poema dramático A cicatriz de Marilyn Mon­roe, longo monólogo em que Marilyn divide a cena com seu duplo, Norma (ou seria o contrário?), enquanto aguarda a chegada do fotógrafo da Vogue.  Enquanto espera, Marilyn mergulha fundo em si mesma, disposta a se revelar por inteiro, e diz, brincalhona e fatal, ao fantasma do fo­tó­grafo: "Vamos ver se você segu­ra o tranco, se é bom de câ­ma­ra, / se a alma não sai pela boca quando eu ficar bem perto, / à queima-roupa, e abrir os olhos / para além da metáfora de florir".  Mirando-se no espelho, Norma reconhece: "Perdi a vida por amar o disfarce". Mas imediatamente em seguida, na mesma frase, Marilyn retruca: "o artifício é o dom / dos que não se contentam com pouco e cavalgam alheios / no pelo lustroso da Ursa Maior".  Para retardar o instante da revelação, cada cena é antecedida do seu respectivo "plano" - voz neutra de um narrador que, à semelhança do coro na tragédia grega, convida o leitor a acompanhar de perto o drama do ser que sabe: a mentira não existe; mentir é só uma forma de dizer a verdade.  Em suma, poesia da melhor qua­lidade, amorosamente extraída de um dos mitos do nosso tempo, essa fulgurante Marilyn Monroe/Nor­ma Jeane, que enquanto aguarda o fotógrafo da Vogue é flagrada pelo olhar inquieto do poeta Con­tador Borges.Carlos Felipe Moisés

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