O que motivou a elaboração desse livro foi a constatação da grande distância entre, de um lado, as pesquisas realizadas nas universidades e os livros teóricos sobre o ensino de português e, de outro, os professores de português do ensino fundamental e do ensino médio. O livro tem um objetivo bem simples: analisar gramáticas normativas e livros teóricos sobre o ensino de português e de gramática para detectar o que ainda precisa ser dito aos professores de português de forma clara e direta, a fim de diminuir essa distância. Inevitavelmente, o livro rumou para a leitura e para a escrita pela simples razão de a língua só ter sua existência materializada por meio de textos. Fazer os estudantes estudarem gramática sem levar em consideração o papel que as estruturas gramaticais têm no uso da língua, que toma a forma de textos falados e escritos, é contra intuitivo. Coisas que todo professor de português precisa saber traz cinco questões teóricas essenciais para a prática pedagógica, sobre as quais todo professor de português precisa refletir: (1) o que é ensinar; (2) o que é método de ensino; (3) o que é língua; (4) o que é saber português; (5) a razão pela qual se ensina português para brasileiros. Essa discussão sobre teorias da aprendizagem e de ensino nos leva naturalmente a apresentar um conceito operacional muito importante para o ensino: método. Todo professor já ouviu falar em método de ensino. Mas será que ele sabe exatamente o que é um método? Essas questões requerem reflexões teóricas em uma linguagem clara e direta, sem descuidar do rigor necessário.