O ambiente econômico mudou rapidamente, principalmente, a partir da década de 1990. Essa mudança ocorreu nas funções produtiva, financeira, tecnológica, comercial, política e social; e foi orientada por um novo padrão de inovação, a tecnologia da informação. Diante desse ambiente econômico competitivo, as empresas brasileiras tiveram que repensar as suas ferramentas estratégicas, e se tornou crucial a preocupação sobre temas como competitividade e custos. Assim, a firma desenvolve a sua análise de custos para ter maior competitividade, reorientando suas estratégias empresariais e observando tanto as relações internas quanto as externas a ela. A compreensão desse posicionamento da firma e seus inter-relacionamentos se desenvolve pela análise da sua cadeia de valor. Frente à complexidade dos fatores que determinam a competitividade, a obra propôs uma metodologia para análise da competitividade e da gestão estratégica de custos na cadeia de valor. Discute-se competitividade, estratégias empresariais, cadeia de valor e estrutura de mercado, e propõe como estruturar a cadeia de valor, avaliando em que tipo de estrutura de mercado a firma atua, caracterizando a sua estratégia empresarial, para poder analisar a competitividade da empresa e possibilitar a formulação de cenários, que apóiem a tomada de decisão.