CORPOS, PODERES E ENSINO DE FILOSOFIA

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9786555236149
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    • 1
      Autor
      TOLENTINO, JOANA Indisponível
    • 2
      Editora
      APPRIS EDITORA E LIVRARIA LTDA Indisponível
    • 3
      Páginas
      265 Indisponível
    • 4
      Edição
      1 - 2022 Indisponível
    • 5
      Ano
      2022 Indisponível
    • 6
      Origem
      NACIONAL Indisponível
    • 7
      Encadernação
      BROCHURA Indisponível
    • 8
      Dimensões
      14.8 x 21 x 2 Indisponível
    • 9
      ISBN
      9786555236149 Indisponível
    • 10
      Situação
      Sob Encomenda Indisponível
    • 11
      Data de lançamento
      31/05/2022 Indisponível
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Corpos, poderes e ensino de Filosofia trata o ensinar e o aprender a filosofar como problema filosófico. Reflete sobre a prática do filosofar, busca fundamentação no diálogo com a tradição filosófica, para pensar sua importância, métodos, estratégias. Objetiva investigar aspectos políticos e estéticos presentes no ensinar e aprender a filosofar - as vozes, os discur-sos, os corpos e os poderes nas relações de ensino e aprendizagem. A hipótese que guia esta obra é de que o entrelaçamento entre política e estética, que tensiona a configuração dos jogos de corpos e poderes que atuam no mundo, constitui-se como teia estético-política que dá suporte e define os possíveis em distintos campos de atuação e saberes. Como e quanto essa teia estético-política afeta as práticas de ensino-aprendiza-gem, especialmente no filosofar, engendrando discursos, mas também silenciamentos? Podemos distinguir a filosofia de outras disciplinas por propiciar relações diferenciadas na produção do saber. No entanto há que denunciar o cânone filosófico - dicotômico, hegemônico e excludente - pelo apagamento de determinados corpos e epistemes. A filosofia institu-cionalizada, ao definir currículos e métodos, circunscreve-os aos padrões da colonialidade. Reforça a geografia de saberes, de poderes e seres, que opera por meio de práticas epistemicidas. A aposta feita em Corpos, poderes e ensino de Filosofia é superar esse modelo de produção de conhecimento que aprisiona o filosofar, fundamentado em valores da modernidade colonial europeia. Com a inclusão de outros referenciais interculturais, pluralizar o cânone filosófico. Por via da aproximação da filosofia e do filosofar ao modus operandi da arte, libertar sua prática de ensino para flertar com diferentes linguagens artísticas. Mobilizar os corpos, a sensibi-lidade, os afetos. Valorizar o diálogo, a pluralidade de vozes, estilos e tradi-ções. Criar estratégias de ensino e metodologias baseadas na diversidade, brincantes com o pensar - que também é corpo, interpretação de mundo, escritura, tessitura de existência, é fala e escuta. A busca por um sentir--pensar, no intento de propiciar outro tempo de estar com o diferente no espaço coletivo de troca e produção de saberes. E fomentar novos proces-sos de subjetivação, no interior das comunidades de enunciação que se tecem nos espaços ensinantes - na escola, na universidade, na vida.

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