CRISTIANISMO E POSITIVIDADE NO PENSAMENTO DO JOVEM HEGEL

SKU 146083
CRISTIANISMO E POSITIVIDADE NO PENSAMENTO DO JOVEM HEGEL

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9786525111612 Páginas: 152Edição: 1 - 2021Ano: 2021Origem: NACIONALEncadernação: BROCHURADimensões: 14 x 21 x 2.1ISBN: 9786525111612
R$ 48,37
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    • 1
      Autor
      SILVA, FRANCISCO JOSÉ DA Indisponível
    • 2
      Editora
      EDITORA CRV Indisponível
    • 3
      Páginas
      152 Indisponível
    • 4
      Edição
      1 - 2021 Indisponível
    • 5
      Ano
      2021 Indisponível
    • 6
      Origem
      NACIONAL Indisponível
    • 7
      Encadernação
      BROCHURA Indisponível
    • 8
      Dimensões
      14 x 21 x 2.1 Indisponível
    • 9
      ISBN
      9786525111612 Indisponível
    • 10
      Situação
      Fora de Catálogo Indisponível
    • 11
      Data de lançamento
      22/05/2021 Indisponível
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O presente livro é uma análise das obras de juventude do filósofo alemão G.W.F. Hegel (1770-1831), resultado da pesquisa de Mestrado realizada pelo autor entre 2005-2007, tendo como discussão central a relação entre Cristianismo e Positividade. A reflexão se concentra nas obras A Vida de Jesus, A Positividade da Religião Cristã (escritas em Berna, 1795-1797) e O Espírito do Cristianismo e seu destino (escrita em Frankfurt, 1799). Hegel, na obra A Vida de Jesus (1795), chega a compreender o Cristianismo a partir dos conceitos opostos de Religião Moral (sob influência de Kant), leva-o ao cerne do ensinamento de Jesus, mestre de virtude, o conceito de Religião Positiva, por sua vez, liga-se a perda de liberdade e despotismo que devem ser superados através da moralidade, enquanto autonomia da razão. Já em Positividade da religião cristã (1797), o filósofo discute como o Cristianismo tornou-se uma religião do despotismo e da Positividade, constituindo um Estado eclesiástico, em oposição a pretensão de Jesus de uma religião da liberdade. Finalmente, na obra O Espírito do cristianismo e seu destino (1799), Hegel chega assim à compreensão do caráter histórico do Cristianismo, trata-se então de superar a Positividade através dos conceitos de Espirito e Destino. Tal perspectiva leva o filósofo a entender a religião cristã enquanto intrinsecamente positiva, o que o fez compreender por trás desta aparência, o desenvolvimento e a manifestação do Espírito de um povo e seu destino. Estas conclusões serão os elementos fundamentais que permitirão ao filósofo de Stuttgart desenvolver a ideia de processo dialético e de manifestação do Espírito na História.

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