A perspectiva interdisciplinar é uma proposta ousada e cada vez mais necessária na produção do conhecimento na atualidade. Este livro prima pela efetivação dessa proposta ao articular temáticas e metodologias de pesquisa de forma inovadora, rigorosa e muito interessante, entrelaçando cultura material, história, práticas culturais, educação e currículo. A cultura material é o mote para a análise arguta sobre práticas culturais da Amazônia paraense, sobre os modos de fazer, de pensar, de aprender e ensinar em contextos não escolares praticados cotidianamente por comunidades, grupos sociais e trabalhadores de diferentes atividades. Cada capítulo do livro conduz o leitor nas sendas do conhecimento acerca da cultura popular amazônica, levando-o a se encantar com as práticas alimentares no preparo do avuado, com as habilidades dos artesões na construção de barcos, com a sapiência implicada na captura do Caranguejo-Uça, com a simbologia presente na indumentária utilizada pela Marujada. Dessa maneira, os autores propõem e instigam o debate sobre a potencialidade da articulação desses conhecimentos ordinários com os saberes escolares. Portanto, a questão de fundo é o sentido da transmissão cultural da escola; questão de política educacional e cultural de fundamental relevância para toda a sociedade brasileira. Rosa Fátima de Souza Chaloba