DE COMO "O SERTÃO VIROU MAR" OU DE COMO "O CEARÁ SUPEROU O ANALFABETISMO ESCOLAR"

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9786525031002
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    • 1
      Autor
      MOTA, MARIA OCÉLIA Indisponível
    • 2
      Editora
      APPRIS EDITORA E LIVRARIA LTDA Indisponível
    • 3
      Páginas
      275 Indisponível
    • 4
      Edição
      1 - 2022 Indisponível
    • 5
      Ano
      2022 Indisponível
    • 6
      Origem
      NACIONAL Indisponível
    • 7
      Encadernação
      BROCHURA Indisponível
    • 8
      Dimensões
      16 x 23 x 2 Indisponível
    • 9
      ISBN
      9786525031002 Indisponível
    • 10
      Situação
      Sob Encomenda Indisponível
    • 11
      Data de lançamento
      15/09/2022 Indisponível
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Este livro apresenta a análise e os resultados do estudo da implementação do Prêmio Escola Dez (Pendez) em quatro pares de escolas localizadas na região do Cariri, estado do Ceará. Procura compreender como acontece a implementação da política a partir da percepção e atuação dos agentes implementadores: professores, coordenadores, diretores e gerentes do Programa de Alfabetização na Idade Certa (Paic). O Pendez premia anualmente, desde 2007, as 150 escolas com melhor desempenho nas avaliações do Spaece ¬e Spaece-Alfa dos 2º, 5º e 9º anos do ensino fundamental. Ao mesmo tempo, oferece auxílio ?nanceiro às escolas com menor desempenho, no valor de 50% do total dos recursos ?nanceiros destinados às escolas premiadas. A pesquisa foi desenvolvida em oito escolas municipais localizadas em três cidades do sertão cearense. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os agentes ligados à implementação da política. As observações do espaço, da estrutura física e do contexto social ocorreram durante as visitas a cada escola e secretarias de educação. Nessa ocasião também foram coletados documentos relativos às ações do Pendez e à própria escola. Os dados do Spaece-Alfa foram utilizados na seleção dos pares de escolas que ?zeram parte da pesquisa e na interpretação do seu desempenho. Os resultados das análises apontaram que características de responsabilização, meritocracia, colaboração e equidade, presentes na política, in?uenciam as ações das escolas, interferem nas práticas pedagógicas dos coordenadores, professores e alunos, provocando pressão e competição por resultados. Cria-se nos municípios uma cultura de avaliação. Conclui-se que o Pendez traz a melhoria da educação nos municípios e no estado, e ao mesmo tempo tem transformado e elevado os índices de desempenho educacionais nas avaliações externas. A política tem provocado uma mudança radical nas concepções de ensino de professores e na gestão escolares e municipais, fazendo com que quase todas as ações educacionais promovidas pelas escolas e secretarias de educação estudadas girem em torno das avaliações externas.

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