O livro Destrancar-tudo: a dinâmica circular dos banhos de folhas no Colégio Estadual Luiz Viana Filho oferece uma análise aprofundada sobre a (auto)identificação étnico-racial dos alunos do ensino médio nessa instituição de ensino, situada em Candeias, na Bahia. A obra foca no estudo das manifestações culturais afro-brasileiras e indígenas dos rituais de banhos de folhas sacrais e medicinais, adotando a abordagem dos estudos decoloniais e do letramento racial crítico. Tanto os/as estudantes quanto o professor-autor-pesquisador interagem com os diferentes espaços ancestrais, como terreiros de candomblé, quintais de benzedeiras e barracas de erveiros em feiras livres, promovendo discussões sobre o silenciamento e o cerceamento impostos sobre a cultura dos rituais dos banhos de folhas, além de abordarem a problemática do racismo religioso no ambiente escolar. A leitura possibilita ao leitor adentrar no rico e ancestral universo dessa cultura afro-brasileira e indígena, desafiando diversas crenças do senso comum e destacando os aspectos ritualísticos e educativos desses espaços. A leitura desta obra é envolvente, acessível e fluida, atuando como um importante recurso para educadores/as que buscam implementar práticas antirracistas em seus contextos escolares.