Didática da Matemática e a mobilização de processos cognitivos:reflexões sobre aspectos teórico-metodológicos do ato de ensinar é um livro destinado a professores que ensinam matemática em todos os níveis de escolaridade. Nele há um chamado para pensarmos sobre os diferentes e interconectados aspectos que interferem e influenciam na aprendizagem matemática.É consenso, em várias obras que se debruçam acerca deste tema,que estamos didaticamente estagnados no século passado, em grandeparte de nossas instituições. Neste sentido que a autora problematizae nos apresenta a perspectiva da Neurociência Cognitiva comoum esforço e alternativa interdisciplinar para pensarmos os desafiosdidáticos no contexto do ensino de matemática.Se de um lado não há milagres a se esperar, do outro, não é possívelignorar que o campo educacional tem como objeto de seu trabalhoa aprendizagem e esta estrutura-se cognitivamente, sua compreensãoperpassa pela estrutura bio-psico-social que a compõe e implica. É diante do reconhecimento destas dimensões e interseções que a presente obra se apresenta, não para impor determinada perspectivado que significa aprender e ensinar matemática, mas comoum esforço de refletir sobre este processo.