Do Altar Para o Palco é uma contribuição necessária para a compreensão do catolicismo contemporâneo, em tempos de influencers religiosos. Por isso, ter uma etnografia, fruto da tese doutoral de Silvério Pessoa, sobre a participação do Pe. Fábio de Melo na consolidação do catolicismo midiático mostra o protagonismo do clero nesse processo. Uma vez que, a mídia católica se inicia tardiamente, quando comparada com a evangélica, trabalhos acadêmicos de fôlego contribuem para o desafio de interpretara interação entre mídia, redes sociais e religião. Nas páginas seguintes, Silvério Pessoa nos fará percorrer diferentes paisagens pelas mãos de Fábio de Melo. Neste rico "personagem" sociológico, se condensam muitos níveis do fenômeno religioso no Brasil. O primeiro, descortinado na sua trajetória, permite ver o surgimento de uma vocação, as formas de recrutamento e formação da Igreja, as tensões dentro de seu aparelho burocrático. O segundo, o do campo religioso, tangencia o problema da posição dos cantores em relação às divisões políticas do catolicismo. Por fim, com Fabio de Melo, borram-se os limites entre a Igreja e a Indústria Cultural, e podemos ver, graças ao minucioso trabalho de Silvério Pessoa, as engrenagens de produção de um ícone e talvez uma certa "secularização por dentro" da instituição religiosa.Maria Eduarda da Mota RochaProfessora do Departamento de Sociologia da UFPEQuais os limites e as fronteiras entre o sacerdócio e a carreira artística? As distinções, de fato, existem? Ambas carreiras poderiam estar imbricadas? As respostas às questões supracitadas estão contidas nesta obra de Silvério Pessoa, que aborda as relações entre as esferas religiosa e artístico-midiática a partir da atuação de Padre Fábio deMelo enquanto um religioso católico vinculado de forma significativa ao campo da Indústria Cultural no Brasil. O pesquisador e artista pernambucano nos apresenta uma análise com dados abundantes e reflexões teóricas significativas neste livro da área de Ciências da Religião, sobretudo através dos seus vínculos existenciais, objetivos e institucionais com o universo artístico-midiático, indo além da condição de "nativo" e de "sujeito" da compreensão dessas interfaces conciliatórias e agonísticasentre a religião e a arte.Péricles AndradeProfessor Titular da UFSPadre Fabio sabe distribuir muito bem os talentos que lhe foram concedidos por Deus, como na parábola dos talentos, em Mateus 25:14. Mais popularmente, ele consegue unir o útil, o