Este livro é o testemunho de uma professora que fez da palavra um instrumento de liberdade. Para além de um registro de projetos, Docência no Cárcere Feminino - O Projeto A Leitura que Liberta como espaço de reinvenção e de resistência revela o poder da educação intramuros. As páginas reúnem vivências e reflexões que mostram a força da docência quando ela se abre ao diálogo com a vida e com a urgência do outro. A autora conduz o leitor por experiências de ensino, artesanato, dança e escrita desenvolvidas com mulheres privadas de liberdade, revelando que educar é também insurgir contra a lógica do apagamento e criar novas possibilidades de existência. Nesta obra, a palavra se torna travessia: rompe grades, costura memórias e restitui humanidade. Inspirada em Paulo Freire, Djamila Ribeiro e Angela Davis, a autora compreende a docência como lugar de fala e de escuta, espaço em que o conhecimento se constrói no encontro e a educação se afirma como prática de liberdade. A partir de uma escrita que entrelaça teoria e experiência, o cárcere é apresentado como território de produção de saberes, afetos e reexistências - um manifesto pela dignidade, pela educação e pelo direito de ser mais. Este livro convida o leitor a refletir sobre a docência como exercício de coragem, de esperança e de transformação social.