Os textos componentes desta obra, escrita por sujeitos educacionais da/na Amazônia brasileira, conectam-se a oito grandes temas gerais interligados pela chamada "questão ambiental" em sua relação com processos educativos, a saber: educação ambiental e populações ribeirinhas; educação ambiental e agroecologia; educação ambiental e educação integral; educação ambiental e unidades de conservação; educação ambiental e justiça ambiental; educação ambiental e processos educomunicacionais; a relação sociedade - natureza e educação ambiental; e, finalmente, decolonialismo - educação e meio ambiente. A pluralidade de temas denota a diversidade de questões que perpassam a realidade socioambiental amazônica. Também revela as múltiplas possiblidades de percepção teórico-conceitual acerca da sua rica sociobiodiversidade. Por isso, acredita-se que este livro abre caminhos e constrói algumas pontes e travessias analíticas importantes para todos e todas que moram, vivem e constroem suas existências neste território historicamente edificado como Amazônia.