Esta obra, oriunda de tese de doutorado, traz um tema de grande relevância para as relações sociais na Amazônia. De caráter interdisciplinar, possibilita uma ampla leitura sobre igualdade e diferença, uma nova inteligibilidade sobre a Amazônia numaperspectiva endógena, mas mantendo e intensificando o diálogo com as ciências da educação. Três construções "tipos-ideais", que representam as maneiras distintas de conceber a educação escolar indígena, quais sejam: na ação social dos agentes do governo; na ação social dos cientistas que a estudam e na ação social dos índios, expressam o resultado deste estudo ao longo dos quatro capítulos. Da catequese à educação indígena diferenciada, intensos e prolongados debates formularam uma nova propostaeducacional, influenciando tendências educacionais, agências governamentais e a produção do conhecimento. A ideia central deste livro decorre da grande preocupação com a educação escolar indígena diferenciada em comparação com a educação nacional,pois ao invés de produzir os benefícios da diferença/alteridade, pode corroborar para o acirramento das desigualdades com base em estereótipos e preconceitos.