EDUCAÇÃO INFANTIL: ROTINAS ARQUITETADAS E COTIDIANOS VIVIDOS

SKU 111197
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    • 1
      Autor
      CARREIRO, HELOISA JOSIELE SANTOS Indisponível
    • 2
      Editora
      APPRIS EDITORA E LIVRARIA LTDA Indisponível
    • 3
      Páginas
      305 Indisponível
    • 4
      Edição
      1 - 2020 Indisponível
    • 5
      Ano
      2020 Indisponível
    • 6
      Origem
      NACIONAL Indisponível
    • 7
      Encadernação
      BROCHURA Indisponível
    • 8
      Dimensões
      16 x 23 x 1.9 Indisponível
    • 9
      ISBN
      9788547345747 Indisponível
    • 10
      Situação
      Sob Encomenda Indisponível
    • 11
      Data de lançamento
      16/04/2020 Indisponível
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As experiências presentes neste livro compartilham os desafios que enfrentei em um Centro de Educação Infantil, na Rede Municipal de Petrópolis-RJ, para estudar o cotidiano e suas rotinas, buscando ter como ponto de partida as vozes das crianças. Ao longo do desenvolvimento do trabalho, algumas questões nos mobilizaram: como promover a participação das crianças nas atividades de rotina da instituição? Que estratégias de participação podem ser elaboradas para que as vozes infantis sejam legitimadas, no desenho das experiências cotidianas planejadas pelos adultos-educadores? Quais são os limites e as possibilidades que estão em jogo, quando se convida as crianças à participação na dinâmica cotidiana da instituição? Diante das questões apresentadas e pensando no compromisso com a arquitetura de um "estudo" comprometido com a transformação da realidade, podemos dizer, ao terminá-lo, que conseguimos provocar um estranhamento em todas as educadoras da instituição envolvidas com o estudo, sobre as formas de compreender as interações infantis nas atividades de rotina. Também houve transformação no movimento das educadoras em partilhar, constantemente, as experiências de diálogo que tinham com as crianças e nas conversas que escutavam das crianças entre si. As educadoras, a partir das observações dessas interações, passaram a manifestar o reconhecimento de saberes próprios das culturas infantis, que estavam em diálogo com as interpretações que as crianças faziam das culturas dos adultos. Muitas educadoras, nesse movimento, revelavam a preocupação de questionar as suas ações educativas e, na medida do possível, considerar a criança como um sujeito que sente, fala e pensa, portanto, capaz de trazer pistas e evidências importantes para reformular a dinâmica pedagógica.

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