EDUCAÇÃO INTEGRAL NO BRASIL DE HOJE

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    • 1
      Autor
      JAMERSON ANTONIO DE ALMEIDA DA: SILVA, KATHARINE NINIVE PINTO Indisponível
    • 2
      Editora
      EDITORA CRV Indisponível
    • 3
      Páginas
      238 Indisponível
    • 4
      Edição
      1 - 0 Indisponível
    • 5
      Origem
      NACIONAL Indisponível
    • 6
      Encadernação
      BROCHURA Indisponível
    • 7
      Dimensões
      14 x 21 x 1.5 Indisponível
    • 8
      ISBN
      9788580425857 Indisponível
    • 9
      Situação
      Fora de Catálogo Indisponível
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Este livro problematiza a Educação Integral no Brasil, com destaque para o Programa Mais Educação, implementado a partir de 2007 pelo Governo do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e em continuidade no Governo da Presidenta Dilma Roussef. Para isso, consideramos a concepção de Educação Integral que orienta o Programa; as formas de organização do espaço/tempo escolar; os "saberes" que compõem o currículo; a formação e gestão de pessoal e a política de financiamento. Partimos do pressuposto de que o Governo Federal, ao construir uma nova estratégia para a educação integral, articulando Educação Intercultural, Gestão Intersetorial e a ideia de Cidade Educadora, está convocando os municípios a ampliarem a jornada escolar, visando a melhoria da qualidade do ensino fundamental. Por sua vez, a defesa da ampliação da jornada escolar também está ancorada na doutrina de "proteção integral" das crianças e dos adolescentes, incluindo os que se encontram em situação de "risco e vulnerabilidade social". A ampliação das funções da escola, sob o lema de "proteger e educar", então, inclui os filhos de trabalhadores, desempregados, trabalhadores informais ou precarizados, que poderão estar em situação de rua, submetidos ao trabalho infantil, às diversas formas de violência e às drogas. Ofertar aos filhos dos trabalhadores mais tempo na escola é propagado como possibilidade de "mais educação" e "menos violência". Analisar as contradições e possibilidades dessa proposta, sob a égide do neoliberalismo, é o objeto do debate que estamos propondo.

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