A história contemporânea abarca uma multiplicidade discursiva que permite um efeito de democratização, mas, sutilmente, concorrem com ela o conservadorismo metódico e a tradição analítica. O processo dialético é composto por rupturas e permanências porque são sincrônicos o deslocamento e a identificação. São observados diferentes movimentos e mudanças de paradigmas, nos quais se tem visto professores-pesquisadores preocupados em encontrar modos de pensar e agir que possibilitem lidar com esses desafios impostos pela contemporaneidade de forma plural e integrada, com vistas a uma educação linguística e a uma formação docente voltada para a realidade brasileira. Essas questões nos levaram a organizar esta coletânea, que reúne artigos de professores-pesquisadores de universidades e escolas públicas de educação básica do estado de Goiás sobre educação linguística e formação docente. O intuito é mobilizar múltiplos olhares sobre esses dois campos, discutindo possibilidades mais plurais, quebusquem superar a abordagem tradicional de ensino de línguas - baseada unicamente em aspectos estruturais, sem privilegiar os aspectos discursivos -, e trazendo reflexões sobre como isso se reflete na formação docente. Os artigos desta coletânea trazem problematizações importantes e que merecem ser (re)discutidas à luz de diferentes vertentes epistemológicas, como as multimodalidades, os multiletramentos, os letramentos críticos, a mediação pedagógica, o dialogismo bakhtiniano, a análise do discurso, os gêneros textuais/discursivos, a decolonialidade, as teorias queer, os estudos socioculturais, dentre outras. Portanto, o foco desta obra está em discutir e refletir sobre os múltiplos caminhos para o ato de educar, visando ao fortalecimentoe ao aperfeiçoamento da formação docente por meio de experiências vivenciadas por professores-pesquisadores, podendo estimular nossos leitores a uma prática investigativa e reflexiva.