EDUCAÇÃO PÚBLICA E A DEMOCRATIZAÇÃO DA GESTÃO: MEDIAÇÕES E CONTRADIÇÕES

SKU 146008
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9786525101675
R$ 105,92
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    • 1
      Autor
      SOUSA, RAIMUNDO Indisponível
    • 2
      Editora
      EDITORA CRV Indisponível
    • 3
      Páginas
      382 Indisponível
    • 4
      Edição
      1 - 2021 Indisponível
    • 5
      Ano
      2021 Indisponível
    • 6
      Origem
      NACIONAL Indisponível
    • 7
      Encadernação
      BROCHURA Indisponível
    • 8
      Dimensões
      16 x 23 x 3.2 Indisponível
    • 9
      ISBN
      9786525101675 Indisponível
    • 10
      Situação
      Fora de Catálogo Indisponível
    • 11
      Data de lançamento
      20/05/2021 Indisponível
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O debate acerca da democratização da gestão é cada vez mais relevante, tendo em vista que ainda não temos implementado um projeto justo e democrático de sociedade em que todos participem dos debates, das tomadas de decisões e do controle e avaliação das políticas públicas, até porque ainda são fortes os ranços de autoritarismo e conservadorismo. A democratização da gestão é um processo lento e gradual porque a construção de uma gestão democrática passa também pela implementação de uma educação democrática, o que requer ações e projetos para além dos estabelecidos na democracia representativa burguesa, na qual ainda prevalece forte concentração de poder. Dessa forma, ainda é necessário criar condições que ampliem a possibilidade de efetivação da democratização da gestão educacional. Dentre elas, destaca-se a participação da sociedade por meio de ampla organização civil para o exercício da fiscalização e do controle das ações do Estado. Além disso, no contexto dos sistemas de ensino, especialmente local, é necessário que se tenham Conselhos de educação e outras instituições atuantes que possibilitem diálogos, participação efetiva da comunidade escolar na defesa do interesse coletivo, na discussão e na efetivação das políticas educacionais, e que isto tenha reflexo principalmente no âmbito das escolas, possibilitando as relações horizontais entre os sujeitos escolares para o exercício pleno da liberdade de expressão, da autonomia, da participação, da transparência da gestão e do compromisso de todos com uma sociedade emancipada.

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