O projeto do livro educacionais: conceitos e debates, organizado pelos Profs. Drs. ângelo Ricardo de Souza; Andréa Barbosa Gouveia e Taís Moura Tavares, publicado pela Editora Appris, iniciou-se quando os organizadores avaliavam a falta de uma publicação que atualizasse, em uma única obra, os principais temas deste amplo campo de pesquisa e estudos das educacionais e servisse de suporte na formação de novos quadros de pesquisadores e professores, mas fizesse tudo isso pautando a leitura da ação pública sobre a educação considerando as diversas faces das disputas pelo poder presentes neste campo. O interesse em discutir as educacionais, assim, tem relação com a preocupação de debater aspectos atuais deste campo e oportunizar maiores e melhores condições de acompanhamento e avaliação da educação às administrações públicas, aos estudantes nas universidades e à sociedade civil. O livro está dividido em sete capítulos, tendo como colaboradores Juca Gil, Katherine Finn Zander, Marcos Alexandre Ferraz, Maria Angélica Pedra Minhoto e Rose Meri Trojan. Introdução: Por que estudar educacionais? (ângelo Ricardo de Souza) Capítulo I: Estado, Política e Sociabilidade (Marcos Ferraz) Capítulo II: educacionais na América Latina e os impactos da globalização (Rose Meri Trojan) Capítulo III: Financiamento da Educação no Brasil (Andréa Barbosa Gouveia) Capítulo IV: Federalismo e gestão dos sistemas de ensino no Brasil (Katherine Finn Zander Tais Moura Tavares) Capítulo V: Planos educacionais: entre a prioridade e a descrença (Juca Gil) Capítulo VI: Política de Avaliação da Educação Brasileira: limites e perspectivas (Maria Angélica Minhoto) Capítulo VII: Profissionais da educação: entre o Encantamento da Resistência Individual e o sofrimento no trabalho (Andréa do Rocio Caldas) Andréa Barbosa Gouveia é graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná, mestre e doutora em Educação pela USP e é professora da UFPR desde 1998. é professora do Programa de Pós Graduação em Educação desde 2008, no qual atua desenvolvendo projetos de pesquisa que tratam de temas relacionados ao financiamento da educação, educacionais e avaliação da educação. Ricardo de Souza é doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação: história, Política, Sociedade da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Atualmente é professor e pesquisador do Núcleo de , Gestão e Financiamento da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná. é