"A experiência religiosa é o evento fundante em torno do qual milhares e milhares de pessoas organizam suas vidas social, cultural, econômica, política, afetiva e sexualmente. Mesmo aquelas que não se identificam como religiosas se deparam com a religião no seu cotidiano e diante desse fenômeno, também organizam suas opiniões, tomadas de decisão e suas ações. Da experiência religiosa vivenciada pelas pessoas que possuem fé, resultam as instituições religiosas; das instituições resultam códigos sociais, ordenamentos políticos e ideológicos, visões de mundo, padrões de conduta etc., dos quais emergem consensos e dissensos. Neste entroncamento constituído de consensos, controvérsias e disputas, se coloca a escola, especialmente, o Ensino Religioso. O espaço da escola e do Ensino Religioso é o espaço da possibilidade de se observar, de se elaborar e de se construir pontes que facilitem o caminho, que nos levem para paisagens mais distantes e que nos façam empaticamente compreender os sentidos que as experiências religiosas proporcionam para que as pessoas possam não apenas sobreviver, mas existir com reconhecimento e respeito"