ENSINO JURÍDICO E TEORIA DO DIREITO NOS EUA - A DUPLA FACETA DO REALISMO JURÍDICO NORTE-AMERICANO

SKU FE7623
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    • 1
      Autor
      Daniel Brantes Ferreira Indisponível
    • 2
      Editora
      JURUÁ EDITORA Indisponível
    • 3
      Páginas
      198 Indisponível
    • 4
      Edição
      1 - 2012 Indisponível
    • 5
      Ano
      2012 Indisponível
    • 6
      Origem
      NACIONAL Indisponível
    • 7
      Encadernação
      BROCHURA Indisponível
    • 8
      Dimensões
      15 x 1.1 x 21 Indisponível
    • 9
      ISBN
      9788536238005 Indisponível
    • 10
      Situação
      Sob Encomenda Indisponível
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A obra tem como hipótese a importância do realismo jurídico norte-americano para o desenvolvimento do ensino jurídico e das escolas de direito norte-americanas. Para isto três autores são abordados: Wesley N. Hohfeld, Walter W. Cook e Karl N. Llewellyn. O primeiro capítulo traz uma introdução sobre as questões metodológicas do trabalho. O segundo capítulo faz uma digressão histórica do direito norte-americano, para podermos compreender o contexto de surgimento do realismo jurídico. O terceiro capítulo aborda Wesley N. Hohfeld, sua importância para o surgimento do movimento realista e, também, sua contribuição para a evolução do ensino jurídico norte-americano. O quarto capítulo trata de Walter W. Cook, sua teoria e sua experiência fracassada no Instituto para o Estudo de Direito de Johns Hopkins. O quinto capítulo trata especificamente, do surgimento do realismo jurídico através dos escritos de Karl N. Llewellyn e, também, de sua teoria das funções do direito. A crítica de Llewellyn ao ensino jurídico da época é ponto central do capítulo. O sexto capítulo demonstra o porquê de o movimento realista ter sucumbido tão rápido, bem como aborda o seu legado. Finalmente a conclusão demonstra as limitações do trabalho e suas principais contribuições.

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