ENTRE O SAMBA E O JAZZ: A IMPROVISAÇÃO VOCAL NA COPACABANA DE 1950 A 1970

SKU 283154
ENTRE O SAMBA E O JAZZ: A IMPROVISAÇÃO VOCAL NA COPACABANA DE 1950 A 1970

ENTRE O SAMBA E O JAZZ: A IMPROVISAÇÃO VOCAL NA COPACABANA DE 1950 A 1970

SKU 283154
R$ 42,00
R$ 33,60
1 x de R$ 33,60 sem juros no Boleto
    • 1
      Autor
      FÉLIX, GLAWCER NADER SARAIVA FERREIRA Indisponível
    • 2
      Editora
      APPRIS EDITORA E LIVRARIA LTDA Indisponível
    • 3
      Páginas
      121 Indisponível
    • 4
      Edição
      1 - 2025 Indisponível
    • 5
      Ano
      2025 Indisponível
    • 6
      Origem
      NACIONAL Indisponível
    • 7
      Encadernação
      BROCHURA Indisponível
    • 8
      Dimensões
      14 x 21 x 2 Indisponível
    • 9
      ISBN
      9786525075259 Indisponível
    • 10
      Situação
      Pré-Venda Indisponível
    • 11
      Data de lançamento
      16/05/2025 Indisponível
Qtde.
- +
R$ 42,00
R$ 33,60
Quantidade

Produto Indisponível

Avise-me quando chegar

Consulte frete e prazo de entrega

Não sabe o CEP?
Improvisar é a criação instantânea no momento da performance. Em outras palavras, é quando o performer acrescenta, em uma construção musical existente, elementos que ajudam a definir sua própria musicalidade. Improvisar é, então, colocar em uma música algo da própria personalidade artística de quem a está interpretando.O livro Entre o Samba e o Jazz: a improvisação vocal na Copacabana de 1950 a 1970 aborda como a improvisação surgiu no Brasil, quais são as suas principais características e intérpretes e as influências que ela exerceu nas décadas seguintes, tendo como recorte a música popular brasileira.A improvisação vocal aos moldes do jazz, também chamada de scat singing, tem a sua origem associada ao jazz nos Estados Unidos, mas isso não significa que exista apenas a improvisação jazzística. Por aqui no Brasil, o que ficou conhecido como scat brasileiro é o resultado da fricção, do hibridismo entre as musicalidades do samba e do jazz.O cenário desse surgimento é a cidade do Rio de Janeiro. Os palcos estão no conjunto de boates do Beco das Garrafas, em Copacabana, e o período histórico é a partir da década de 1950. Como prova de sua relevância, já nos primeiros anos, a improvisação vocal passa a ser vista como uma convenção entre os cantores de sambajazz.Dada a centralidade cultural que o Rio possuía, o que acontecia por lá irradiava para outros locais do país. Dessa maneira, a improvisação vocal brasileira vai se configurando em uma musicalidade própria que marca aquele período e consegue favorecer um reconhecimento que dura até os dias atuais para nomes como Alaíde Costa, Simonal, Elis Regina, Leny Andrade, entre tantos outros, e, ainda, ajuda a situar a atuação contemporânea de artistas como João Bosco, Djavan, Jorge Vercilo e Xênia França.Este livro é uma conversa para quem gosta de falar sobre música popular brasileira, para quem tem curiosidade para entender de que forma alguns movimentos artísticos surgiram, consolidaram-se e permanecem relevantes a ponto de influenciarem o que ouvimos e a forma como ouvimos música hoje em dia. Além disso, é também um ponto de partida para a compreensão e o estudo da improvisação vocal.

Avaliar produto

Preencha seus dados, avalie e clique no botão Avaliar Produto.
Muito Ruim Ruim Bom Muito Bom Excelente

Produtos que você já viu

Você ainda não visualizou nenhum produto

Termos Buscados

Você ainda não realizou nenhuma busca