Este livro busca discutir como se constituem as trajetórias de sucesso escolar de jovens negros do ensino médio, em um Colégio público estadual da cidade de Petrópolis. Ao longo da pesquisa realizada, a autora buscou compreender o que é sucesso para este grupo, suas famílias e para os integrantes do Colégio, considerando ainda os efeitos do racismo nas trajetórias destes estudantes. O racismo estrutural permeia toda a sociedade, não sendo diferente no espaço escolar. Dessa forma, a pesquisa apresentada nesta obra busca alcançar como os possíveis atos racistas se manifestam e afetam as trajetórias escolares de jovens negros. Até o início da década de 1990, o ensino médio era cursado por poucos privilegiados, e havia um ingresso pí¬o de jovens negros nessa etapa da escolarização, fazendo com que ingressar e permanecer no colégio, fosse percebido como sucesso. No entanto, mesmo transcorridas décadas e o acesso dos jovens negros tenha sido ampliado, o que é esperado dos estudantes negros, em todos os níveis educacionais é o fracasso escolar. Diante dos fatos apresentados, foi empreendida uma análise à luz das questões raciais e de teorias sociológicas, que levaram a caminhos surpreendentes sobre o sucesso alcançado por estes jovens.