ENSINO MÉDIO NO BRASIL: CONSENSOS E DISSENSOS UM ESTUDO DE AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS NO CAMPO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

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ENSINO MÉDIO NO BRASIL: CONSENSOS E DISSENSOS UM ESTUDO DE AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS NO CAMPO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

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    • 1
      Autor
      DIÓGENES, ELIONE MARIA NOGUEIRA Indisponível
    • 2
      Editora
      EDITORA CRV Indisponível
    • 3
      Páginas
      234 Indisponível
    • 4
      Edição
      1 - 0 Indisponível
    • 5
      Origem
      NACIONAL Indisponível
    • 6
      Encadernação
      BROCHURA Indisponível
    • 7
      Dimensões
      14 x 21 x 1.5 Indisponível
    • 8
      ISBN
      9788580427240 Indisponível
    • 9
      Situação
      Fora de Catálogo Indisponível
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A temática sobre o ensino médio tem sido muito estudada no Brasil desde meados de 1970 em diante. Com a reforma da educação de nível médio a partir da promulgação da terceira Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (que está em vigor) muito coisa mudou e quase nada ficou de pé da antiga ordem. É disto que o livro ENSINO MÉDIO NO BRASIL: consensos e dissensos - Um estudo de avaliação de políticas públicas no campo da educação brasileira trata, compreendendo que as amplas mudanças que ocorreram no ensino médio brasileiro, fazem parte das políticas de educação elaboradas e implantadas no contexto da mundialização do capital e da reestruturação produtiva do trabalho, e são funcionais a essa nova ordem. Nesta nova configuração educacional, é conteúdo básico deste trabalho a dinâmica reformista "Novo Ensino Médio: Educação Agora é para a Vida", política social - de corte educacional - constituída na conjuntura histórica da reforma do Estado brasileiro no governo de Fernando Henrique Cardoso. O grande diferencial do livro é a sua abordagem, pois a reforma do ensino médio é pesquisada do ponto da avaliação das políticas públicas. A autora fez um esforço ímpar para conjugar análise e avaliação em torno de uma temática instigante e que permanece sendo o grande "nó" do sistema educacional brasileiro, tendo em vista que é palco das tensões e das lutas sociais em torno de projetos societários diferenciados. A autora da ênfase a essas questões e conclui que as mudanças que adentraram o espaço escolar espraiam-se na realidade social como um todo. Suas limitações são visíveis, no atual contexto, em que a intenção das políticas públicas de corte educacional é a de consertar, o que entendem serem os defeitos na escola pública e não condição estrutural da ordem estabelecida.

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